Jalapão: um paraíso fora da rota!




Sabe aquela sensação maravilhosa que junta excitação, alegria e ansiedade? Sou acometida por este mix de emoções todas as vezes que me programo para viajar, seja qual for à distância. A palavra VIAJAR é ‘música para meus ouvidos’. Este ano eu fui ali conhecer o Jalapão. Ãh? Isto mesmo o Jalapão, lá no meio do Tocantins, lugar rústico e naturalmente acolhedor.

O Japalão é um paraíso, uma rota de aventura, que para encarar, é preciso ter pique e enxergar o passeio como verdadeira expedição. A região do Jalapão, no Norte do Brasil, dentro do estado do Tocantins, é formada por um conjunto de cinco áreas de conservação, incluindo um parque estadual, e tem, acreditem 34 mil km² (está área é maior que os Estados de Alagoas e Sergipe.)

Embarquei nesta aventura de cinco dias, antes mesmo de estrear uma novela global, que inclusive está no ar atualmente e que tem como cenário esse paraíso na terra. Devido esta exposição em horário nobre o lugar passou a receber maior número de visitantes e com isso a ter mais problemas, como o lixo deixado pelos ‘aventureiros sem classe’, como são chamados pelos locais as pessoas sem consciência ecológica. Vi muito lixo na estrada de fato.  Nunca tinha ouvido falar do Parque Estadual do Jalapão!Minha amiga e companheira de aventuras viu o anúncio no site da agência de viagem e me propôs a aventura.

Pesquisando um pouco e procurando saber o que de fato encontraria lá no Norte do País, visto que moro em São Paulo, capital, topei na hora quando vi que exploraríamos fervedouros, cachoeiras e trilhas, tenho gosto por este tipo de aventura e passeios rústicos.

Partimos em um grupo de quinze pessoas, do aeroporto de Congonhas, no final de uma tarde de janeiro, em um vôo sem escala, direto para Palmas, capital do Tocantins. Vôo tranqüilo, apenas pequenas turbulências, que no meu caso, funcionam como impulso maior para os meus sonhos.

O guia avisou que dormiríamos em um hotel próximo do aeroporto de Palmas, seguindo viagem apenas na manhã seguinte rumo ao esperado Jalapão. Mesmo muito ansiosa, consegui ter uma boa noite de sono, deixo aqui a dica do Hotel Girassol Plaza, único quatro estrelas de Palmas e única noite que tive conforto para dormir.

De Palmas até chegar ao primeiro destino, são centenas de quilômetros no asfalto e mais outras tantas centenas em solo arenoso,tudo depende da rota escolhida, a aventura pode começar por qualquer uma das ‘pontas’ da ferradura que circunda o parque,por isso, é necessário a ajuda de guias e utilizar um veículo 4x4 para circular pelo Japalão, de carro sem tração é impossível passar por muitos lugares e as estradas têm poucas placas, a maioria das atrações é de difícil acesso.

Mas afinal o que é que tem de tão surpreendente assim, se só para chegar já é uma verdadeira aventura? Além das paisagens das serras, cerrado, dunas, cânions e cachoeiras existem os fervedouros que são piscinas naturais de águas cristalinas que brotam da terra sem qualquer aviso, são dezenas deles, alguns em áreas particulares não aberto ao público. Você pode ainda visitar uma autêntica vila quilombola e prepare-se, o artesanato local de capim dourado é um arraso, nada muito caro, bijuterias e artigos para casa como mandalas, porta coisas e jogo americano te deixarão pasmo pela perfeição. Além disto, você pode avistar animais como emas, araras-azuis, antas, capivaras, lobo guará e os mais sortudos conseguem até ver onças.

As hospedagens não são para pessoas que estão acostumadas com luxo. As pousadas, nas diferentes cidades, são simples, desde a acomodação até a alimentação (bem caseira), com sorte o quarto tem ar condicionado. Se você quiser explorar a região por conta própria, estude muito bem a região e leve mapa, muitos mapas, sinal de internet e banheiro durante os passeios não existem por lá. Você pode visitar o Jalapão durante o ano todo, mas é melhor que vá na estação seca, que vai de maio a setembro, nos outros meses, apesar do clima ser quente, as chuvas atrapalham um pouco os passeios, foi o caso, no meu primeiro dia dentro do parque estadual. 

De uma coisa não tenho dúvida todo o cenário é um dos mais exuberantes que já vi, vá ao Jalapão, vale muito a pena!

Revisão: Neide Costa
Texto e Fotos: Andrea Rodrigues










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquela Moça

Transformar e ser feliz

FÉ - Parte 1