Como te explicar, São Paulo?

Tomo, intrusamente, emprestado os versos de Pablo Neruda escrito para o Chile e faço aqui minha homenagem à cidade mais dinâmica do mundo:

"...São Paulo...
Se tivesse que nascer 464 vezes
Aqui quero nascer
Se tivesse que morrer 464 vezes
Aqui quero morrer..." 
Que cidade é essa que nos retrata a cada cotidiano um Brasil em resumo, mesclando classes, povos, raças, cores e sentimentos?

Que cidade é essa que nos emociona diante de tantos acontecimentos - violência, acidentes, trânsito, inundações... fazendo-nos repensar em deixá-la a todo instante...porém a coragem nos falta para abandoná-la em definitivo...?

Que cidade é essa, ilusão para muitos, realidade para outros tantos que a conhece nos seus aspectos mais profundos, nos mistérios de suas esquinas,  viadutos, centros e extremos?

Cidade predominantemente cinza, mas que ainda encanta com seu pouco verde espalhado na sua imensidão que é essa selva de pedra.
Encanta porque não dorme, sua insônia é constante, sempre preparada 24 horas, incansavelmente, para acolher, alimentar, saciar qualquer tipo de vontade.

Como te explicar São Paulo, cheia de qualidades e defeitos, nesse teu nervosismo cotidiano, nesses seus imensos contrastes, que te torna um pedaço de cada cidade do mundo, fazendo de ti única e especial?

São Paulo é São Paulo, onde tudo tem e tudo ocorre, construída para tudo e para todos. Terra da Garoa, dos saciados e famintos, dos acompanhados e sozinhos, dos alegres e tristes...de todos nós, paulistanos ou não.

Parabéns, Sampa!!!


Com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquela Moça

Transformar e ser feliz

FÉ - Parte 1