Vamos falar de perdão?







Perdoar é quase um martírio. Para muitas pessoas é difícil e dolorido conceder e mais ainda pedir perdão. Para dar o perdão é preciso compreender os motivos do outro, o que não significa concordar com o que ele fez, mas aceitar com caridade o motivo. Para pedir é preciso humildade e reconhecimento do erro.

As vezes o motivo da ofensa é o que nos faz querer negar o perdão, como se uma causa fosse mais grave que a outra, ofensa é ofensa. Mas e quando temos culpa? Conceder o perdão é um exercício diário, é a busca contínua de se ajustar. Dar o perdão é ato de amor de desprendimento do egoísmo.

Cada vez que pensamos no sofrimento a nós causado vamos acumulando raiva e não sentimos vontade de perdoar, mas, é preciso tomar cuidado, a amargura pode nos paralisar de modo que ao invés de perdoar procuremos punir ou procurar vingança.

Importante lembrar que o perdão não significa permanecer convivendo. Significa libertação para todos. Perdoar é o ato de livrar o ofensor do pecado, libertá-lo da culpa. Este é o verdadeiro sentido pelo qual devemos “esquecer” quando perdoamos.

Se perdoamos, porque não esquecemos de fato as faltas cometidas contra nós?

Simplesmente porque o perdão foi concedido da boca para fora. No intuito de estar com a consciência (a nossa) tranquila diante de um pedido de perdão, dizemos que perdoamos para simplesmente nos livrar do causador de tal ofensa, mas carregamos internamente algo que pode nos corroer aos poucos, limitar o amor.

É necessário lembrar que todos cometemos erros e necessitamos recorrer por vezes ao perdão. Tenha compaixão e bondade para com o seu ofensor, principalmente com aqueles que se demonstra arrependido.

A falta de perdão só prejudica a relação entre as pessoas. Quem precisa de perdão se sente ferido assim como feriu o próximo. O perdão é necessário para curar o coração. Pode até parecer que o perdão tem um preço muito alto, mas maior ainda é a paz que o coração alcança!

Revisão de texto: Neide Costa

Fotografia: Andrea Rodrigues (Vista do pôr do sol da Praia da Pedra Furada, Ceará)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquela Moça

Transformar e ser feliz

FÉ - Parte 1