FÉ - Parte 2

Final Feliz? Coincidência? Força do pensamento? Ou uma história de fé? 
 “Inexplicável” 

Dando continuidade no tema abordado,  que sentimento é esse que preenche tantos corações, tornando a vida de algumas pessoas mais leves, a caminhada mais serena e o olhar para os desafios como algo enriquecedor ao espírito? Esse anseio pode se transformar em várias vertentes, em uma árvore de muitas ramificações. 

Diante disso, perguntamos a algumas pessoas de diferentes crenças ou até mesmo sem crença alguma qual o significado da fé e nos deparamos com as mais distintas respostas. Acompanhe: 

“Uma vez vi um filme e aquilo me tocou bastante. Em uma cena o personagem principal pergunta para a namorada: como você tem tanta fé? E ela responde: ‘ter fé é como o vento você não o vê, mas o sente’. Fé é isso, independente do que estamos falando, sendo a crença sobre Deus ou coisas materiais. E essa coisa de uns não acreditarem nisso tem muito a ver com a vida que levam. Tem a ver com os conhecimentos que as pessoas angariam durante suas vidas. Eu sempre tive fé em mim. Aquela coisa de acreditar que eu posso fazer o que eu quero, porém aquela história de ter fé no invisível era meio obscura para mim.

 “Ora, a fé e o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem.  A fé é tudo o que queremos, não vemos, mas cremos que irá acontecer.” (Hebreus 11.01) 

 “A fé é um depósito inabalável de crença em qualquer coisa. É uma confiança que não gera dúvida sequer, não deixa pé atrás, nem hesitação. Fé é doar-se a algo sem nenhum engano. (Veja, estou falando da fé, de uma forma geral, que na minha visão não necessariamente está ligada ao conceito de religião. Pode-se ter fé num estilo de vida, numa ideologia, num ensinamento, fé num dogma, em qualquer coisa que não precise ser provada). Não ter fé por qualquer dessas coisas eh uma forma de não se render ao que não pode ser mostrado, provado ou pela ciência ou por qualquer forma de conhecimento. Para muitos, é importante a segurança de ter os pés no chão.” 

"Fé: acreditando ou confiando em algo com esperança sem ver, tocar e provar.” 

“Fé é quando você acredita em algo que não vê, não pode provar e que contraria a lógica.   Parece uma muleta para ajudar as pessoas a se conformarem ou até esperarem por algo melhor.”

“Fé é crer que o que eu não posso fazer, Deus fará por mim.”

 “Fé é acreditar em algo com total confiança. A pessoa que tem fé vê coerência e sentido no que acredita e não deixa espaço para dúvida. A partir do momento que a dúvida existe a fé é abalada e deixa de ser fé. Porque quem tem fé, não tem dúvidas. Muito não tem fé, porque tem dúvidas. É um constante conflito entre a busca por respostas para certeza na confiança.”

“Fé é a força que me mantém de pé perante as adversidades da vida, aquele que tem fé, não cai em desespero.”

"Definiria Fé como um dom de acreditar pela graça de Deus no que não vemos nem podemos tocar. Acredito que a fé nunca caminha sozinha, está sempre ligada à esperança e ao Amor. Acredito que alguns não tem fé, por escolherem viver apenas o racional, o intelecto, sem permissão da ação divina e que está ligada ao humano."

“As  pessoas  deixam  seus  pensamentos  e desejos  do  coração  só  para  coisas  materiais e  esquecem  de  alimentar  seus  espíritos nem que seja ao menos  três  minutos  por dia.”

"Fé é algo que já nascemos com ela, que acreditamos "ter", por conta dos nossos pais ou alguém que nos introduza nela, você pode nascer em uma família que leve a religião com muito afinco, seja evangélica, católica etc. Mas se você nunca tivesse ouvido falar em Deus ou qualquer forma de fé, desde Santos, imagens ou Deuses, como seríamos?  Se houvesse a perda de um ente querido a quem iríamos questionar essa perda? Também não poderíamos  culpar a Deus, já que nunca ouvimos falar dele. Fé realmente é muito complexo, por isso prefiro não questionar tanto, se não enlouqueceria, mas acredito firmemente em algo muito maior que do que a vida terrestre. Não consigo definir fé em poucas palavras, mas acredito que todos nós necessitamos tê-la, pois as tempestades são severas e a calmaria não é para sempre, não aqui nessa terra.”

“Fé é acreditar que uma força maior esta sempre nos protegendo como se fossemos um bebê sendo cuidado por uma mãe que tem um amor incondicional pelo seu filho, essa força maior é sem dúvidas Deus.” 

 “A fé é acreditar que Deus não nos abandona à nossa sorte apesar do contexto demonstrar o contrário.” 

 “Penso que muitos se colocam como seres especiais e egoístas, que defendem tudo pela razão, se esquecem da própria composição: corpo, alma e espírito. Como um pensamento, quem já viu um? Ninguém. Mas todos sabem que eles existem, cremos que existem, experimentamos a sua existência. Para mim a fé é assim: algo real que podemos experimentar.”

 “É  muito difícil acreditar em algo invisível. Nós fomos  apresentados a Deus na nossa infância por nossos pais e pela igreja, mas nunca o vimos pessoalmente, será que tudo realmente é  real? Ou criação dos nossos antepassados?”

“A Fé é uma convicção de que você atingirá o que quer e nessa busca o sentimento de paz e alegria toma conta como se já tivesse atingindo. Na busca há a gratidão. Agimos com Fé diariamente e inconsciente em vários momentos do dia, como por exemplo, ao pedirmos uma refeição no restaurante que nunca entramos e certo de que a comida não virá envenenada. A Fé rege nossa vida e é nosso combustível de viver e relacionar com o mundo e as pessoas.”

“Fé é a firme convicção do que não se vê. Alguns não acreditam, porque nunca se deram a oportunidade de ter experiência com Deus.”

"Não creio que há pessoas que não acreditam, elas só não perceberam o potencial que há em cada pessoa. É o olhar para nosso interior. Se partimos do pressuposto de que a busca está relacionada à Fé, não há o porquê não crer nela. Percebo que falta reflexão interior.” 

 “Fé é uma confiança profunda na providência de Deus. Convicção de que há um Bem Maior, garantido por Deus, para aqueles que perseguem uma vida honesta e virtuosa. Além disso, a fé, também, se faz certeza de que a graça de Deus pode garantir a cada ser que busca um sentido mais elevado para sua existência, o alcance da vida virtuosa e bem-aventurada. Para alcançar a fé, o homem deve se desfazer de seu orgulho e de suas certezas engessadas, principalmente, àquela certeza que reduz o real aos limite da matéria. Quem não se dispõe a rever suas convicções materialistas, a se desfazer de seu ego intelectual, ou mesmo, de seus preconceitos fundamentados no costume e no limite racional, não alcança a fé, pois impede que a ação sensível do Espírito de Deus, dialogue com sua razão, com sua mente.”

Lendo as mais diversas explicações é possível continuar afirmado que a fé é muito particular e que o milagre é a prova palpável do inexplicável. Não se trata, portanto de doutrina ou uma religião especifica, de alguma maneira a maioria das pessoas ‘acreditam’ em algo. Tenho fé que eu posso... Tenho fé que isso acontecerá... Tenho fé que vou melhorar... Tenho fé que vou ganhar... Frases comumente ouvidas de pessoas que atribuem a ‘fé’ o que elas não podem realizar sozinhas e acreditando alcançam verdadeiras conquistas que ciência e lógica não explicam. Como duvidar?

Agradecemos a todos que contribuíram com suas ricas respostas, nos dando a oportunidade de discutir esse tema com uma maior profundidade.

Andrea Rodrigues e Neide Costa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aquela Moça

Transformar e ser feliz

FÉ - Parte 1