Em busca da independência financeira

Independência financeira: uma das lições mais importantes aprendidas ao longo dos meus 29 anos, sem exageros. Durante as aulas na pós-graduação, além de aprender toda a parte técnica para gerir de forma excelente o financeiro de uma empresa privada, tive a oportunidade de me deparar com um fato muito além da espera de um bom salário no fim do mês, a busca pela independência financeira.

Como é muito enfatizado no livro "Pai Rico, Pai Pobre", de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, o qual indico como o primeiro passo para se iniciar na busca de ser financeiramente independente, educação financeira é algo que não se aprende na escola, seja por conveniência dos mais afortunados, seja por ignorância daqueles responsáveis pela montagem da grade curricular.

Desde pequenos, somos doutrinados a estudar para arrumar um bom emprego, ter um bom salário, condicionados a ter uma "vidinha" medíocre de classe média, e ser feliz por isso. Enquanto os ricos ficam mais ricos e os pobres, cuja educação é totalmente deficitária, se tornam mais pobres. Quando na verdade, nossas crianças precisam aprender logo cedo termos econômicos-financeiros de forma bem didática, para o quanto antes buscar independência financeira.

Porém, como acredito que na vida nunca é tarde para começar, abaixo cito algumas dicas para quem tem de 8 a 80 anos:

1- Para você que é pai ou mãe: comece a ensinar seus filhos o valor do dinheiro, o significado do custo x benefício, a não desperdiçar.

2- Planeje qualquer compra. Nunca compre por impulso. Antes de efetivar a compra, tenha certeza se o que está comprando é realmente necessário.

3- Guarde 50% dos seus rendimentos. Comece com 5% até alcançar os 50%, mas poupe. E isso deve ser o seu primeiro compromisso, jamais o último. Comece com uma poupança simples, depois renda fixa, depois títulos do tesouro, ações, aos poucos diversifique.

4- Faça uma previdência privada ONTEM. Sua terceira idade não deve depender de seus filhos. Além de estar cada vez mais claro que a previdência pública está caminhando para a falência.

5- Prefira comprar a vista sempre. Qualquer parcelamento em 10x sem juros, tem juros embutidos SIM. A preocupação somente se a prestação caberá no seu bolso deve ser esquecida.

6- Não tenha pressa. A pressa é um dos piores obstáculos.

7- Faça uma planilha e anote todos os seus gastos.

8- Enquanto você poupa, VIVA! Muitos esquecem desse detalhe, mas o futuro pode não chegar, portanto VIVA. Planeje suas férias, suas baladas...basta planejar.

9- Se atualize economicamente, uma grande crise financeira no mercado, pode te trazer grandes retornos.

10 - E, por último, estabeleça seus planos, metas e sonhos e acredite, eles se realizarão se você tiver paciência, disciplina e determinação.

Boa semana com muita inspiração para fazer diferença!

Comentários

  1. BELA DICA..ACRESCENTO AINDA QUE
    TRABALHO + ECONOMIA= + RIQUEZA

    VALEU PELA DICA

    ResponderExcluir
  2. Meu anjo, certamente esta será a educação que daremos aos nossos filhos e depois de ler o livro indicado acima, eu passei a ver o dinheiro como outros olhos.
    Hoje estou começando a fazer ele trabalhar para mim e não o contrário.
    Continue postando dicas tão importantes como esta.

    Beijos !

    ResponderExcluir
  3. NEIDE, ADOREI AS DICAS, ESTAVA MESMO PRECISANDO E COM CERTEZA IREI LER O LIVRO INDICADO, BJS CONTINUE POSTANDO, OK!!

    ResponderExcluir
  4. Neidoca.....bom, primeiro parabéns pela iniciativa do blog.....serei um comentarista frequente e já adicionei aos meus favoritos....
    Esse post parece ter sido escrito pra mim...amanhã irei assistir a uma palestra sobre "Finanças Pessoais"....comprarei amanhã o livro "Pai Rico, Pai Pobre"...
    As dicas que você deu, aparentemente básicas, mas que ninguém consegue cumprir, são essenciais.....

    ResponderExcluir
  5. Neidoca...acho que não foi mero acaso eu vir ler o seu blog hoje. Parece que o texto foi feito pra mim.rsrsrs...preciso começar a pensar mais no meu futuro!! Boas dicas, e belíssimo blog! Estarei sempre por aqui ok? bjokas

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por me emprestar o seu livro Pai Rico Pai Pobre (rs)... A D O R E I... prometo que vou devolve-lo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aquela Moça

Transformar e ser feliz

FÉ - Parte 1